Formas criativas de utilizar LEDs em aplicações do dia-a-dia, com alguns tipos e variações

LED pode ser mais que apenas um pequeno componente eletrônico com função de indicador luminoso. Seu uso é uma forma muito comum de ver o resultado de nossos cálculos, principalmente em laboratórios didáticos.

Seja com um simples resistor ou através de programação em placa arduíno, acender este pequeno elemento é sempre motivante.

Sabemos que muitas vezes a inspiração some, drenando nossa criatividade e nos deixando travados sem saber como aplicar o que aprendemos.

O conteúdo desse artigo vai ajudar a desbloquear sua criatividade. Indique diretamente a um amigo que pode estar sofrendo esse bloqueio ou clique nos links abaixo para compartilhar:

Criar sinalização com LED

Sinalização com LEDUsar sinalização com Leds de alto brilho ajuda a economizar, porque este componente gasta menos energia. Veja o efeito gerado quando combinamos um painel que dê um bom contraste com a sequência de luzes.

Cidades grandes e do interior terão arranjos diferentes de iluminação, com combinações diferentes deste componente. A própria característica urbana ou rural impõe limitações ao projeto e assim aos tipos de arranjo.

As árvores ao fundo demonstram com a natureza ou determinado tipo de construção pode influenciar na escolha do painel, das cores e dos tamanhos dos leds.

São muitas as vantagens de trabalhar com a tecnologia. Eles existem em grande variedade de cores e têm dimensões compactas. Imagine as despesas com manutenção que seriam necessárias para manter este painel, já que ele está exposto ao tempo.

Porém, os leds têm uma longa vida útil, o que proporciona intervalos maiores entre uma manutenção e outra.

Uma vantagem muito importante deste componente, principalmente em painéis expostos ao tempo, como o mostrado acima, é que ele pode funcionar em uma ampla faixa de temperatura.

A cor da luz dependo do material utilizado e, em alguns tipos, sofre influência do nível de tensão aplicado. Sabendo combinar cores e tamanhos é possível criar obras de arte.

Tipos de LED e suas cores

cores de LEDExistem LEDs de várias cores, que podem trabalhar com tensões ligeiramente diferentes. É possível, com um mesmo Led, ter variadas cores, que mudam de acordo com a tensão aplicada.

É a forma mais simples de dar vida a um circuito eletrônico, já que vemos um simples circuito fazendo uma luz aparecer. É uma sensação muito boa, principalmente para quem está começando.

Mesmo em estudos um pouco mais avançados, como programar com uma placa de Arduíno, o Led é utilizado para verificar rapidamente se os bits corretos estão sendo enviados.

Para comparação, vale citar que lâmpadas incandescentes convertem em luz apenas 25% da energia que recebem.

Por isso painéis com LEDs passaram a ser utilizados em vias públicas, como nos semáforos, levando a uma grande economia financeira. Lâmpadas são frágeis e desperdiçam energia através do aquecimento. Muitos faróis e lanternas utilizam LEDs.

OLEDs (diodo orgânico que emite luz) é uma tecnologia que consome bem menos energia do que o LCD, o LED ou o plasma. Os OLEDs são utilizados em telas de celulares, videogame portátil, TVs, computadores etc.

O princípio de funcionamento do OLED é baseado em estimular o material com um campo eletromagnético, o que produz as cores verde, azul e vermelho, que são as três cores básicas necessários para produzir outras.

Espiral de LED

Espiral de LedUm painel com LEDs ou mini lâmpadas tem grande flexibilidade em aplicações, como pode ser observado nesta imagem. Dá para gerar as mais variadas formas, como letras, números e desenhos.

Ao utilizar LEDs com cores baseadas na psicologia das cores, será que podemos influenciar comportamentos de pessoas? Deixo esta reflexão a você, como uma fonte de pesquisa e quem sabe até como uma oportunidade de criação de produto. Daria para usar isto em vias públicas para influenciar o comportamento de motoristas?

Veja novamente a imagem acima. Qual desenho poderia ser formado para que o painel fosse utilizado para acalmar ou passar confiança a alguém em uma estrada ou local violento? Pesquise por “psicologia das cores” e aprenda qual o significado delas.

E o que você acha de criar vários quadros só com LEDs? Depois, faça uma exposição pública. Caso alguém se goste da ideia, você poderá ganhar dinheiro vendendo seus quadros e até produzir em série.

Ainda, por que não cria jogos eletrônicos? Um jogo em que as pessoas competem para ver quem acende primeiro uma determinada sequência de luzes. Enfim, são sugestões para puxar a sua criatividade.

LED no mouse óptico

mouse óptico co LEDOs mouses ópticos usam um par formado pela dupla LED-fotodiodo para captar o movimento na superfície sob o mouse. O fotodiodo converte luz em corrente elétrica e pode ser substituído por um fototransistor.

A sensibilidade do mouse óptico depende da qualidade do seu chip de processamento de imagens e do tipo de luz emitida. A posição do mouse é determinada por um controlador, que faz o processamento dos sinais dos sensores.

A lente da imagem acima, em frente ao LED, concentra a luz até o prisma para iluminar a superfície. A peça preta com vários furos (depois da lente) é o sensor.

Depois de o sensor receber uma grande quantidade de imagens, o processador digital de sinais analisa padrões para determinar se houve mudanças nas coordenadas do mouse, assim como a velocidade destas mudanças.

Um outro tipo de mouse, com laser, consegue captar vinte vezes mais movimentos sob a superfície, porque as imagens possuem uma resolução maior.

Flores com led

Flores de ledCriar um jardim com flores iluminadas com led também pode ser uma boa oportunidade de negócio. Certamente muitos pagariam bem por isso, principalmente fãs de decoração, arquitetura, design de interiores etc.

Consigo imaginar as flores acendendo em ordens diferentes e com cores diferentes. Criar um grande pisca-pisca de flores, para o Natal.

Combinar este arranjo em uma piscina ou lago, com a água ocupando estes grandes espaços entre as flores, como na imagem.

Prédios e iluminação

iluminação com led em prédioAlém do belo visual em prédios comerciais, é o tipo de iluminação que proporciona economia para a empresa, já que o led é muito eficiente. Ótima forma de despertar curiosidade em pessoas, que naturalmente já gostam de uma novidade.

Quando alguém tira uma foto e publica em sua rede social a empresa ganha uma divulgação gratuita, apenas por ter investido em atrair a atenção através de bela combinação de cores.

Leia também meus outros artigos, com temas que certamente serão do seu interesse: