18 ferramentas para eletrônica que facilitam a reparação na bancada.

Para montar aparelhos eletrônicos e fazer ajustes ou reparações precisamos de ferramentas para eletrônica, que são comuns com outras áreas, como a mecânica.

O uso de ferramentas erradas pode causar danos ao aparelho ou a outras partes e peças que são alcançadas indiretamente com estas ferramentas.

No outro artigo do blog você viu 6 pontos importantes para verificar antes de montar um circuito. Agora apresentarei algumas ferramentas que complementam o tema.

Ao longo deste artigo você verá 18 delas, com conceitos gerais de uso e aplicação.

Por isso, é importante continuar lendo, porque você pode ter deixado escapar algum conceito prático de aplicação direta, sobre algo que você já está montando ou pensando em montar.

Então, não perca os seguintes tópicos:

  • Uso direto  Uso indireto – Soldador  Alicate de corte  Alicate de ponta  Chaves de fendas  Chaves Philips  Chaves de relojoeiro  Canivete ou estilete  Sugador de solda  Pinça Lima  Martelo comum  Martelo de borracha  Serra para metal  Pequena morsa  Alicate descascador de fios  Lupa  Furadeira  Soprador térmico

Não esqueça de compartilhar! Links: FacebookLinkedinTwitterGoogle Plus

Ferramentas para eletrônica podem ser divididas em 2 grupos:

A) Uso direto

São as usadas com os componentes propriamente ditos. Exemplos: para retirada de componentes, fixação e ajustes.

B) Uso indireto

São as que não tem relação com a parte eletrônica, usadas para abrir, fechar ou desmontar partes mecânicas. Exemplos: abrir uma caixa e retirar a placa de circuito de dentro do aparelho.

Ferramentas para eletrônica de uso comum

1) Ferro de soldar

ferro de soldar é uma ferramenta para eletrônica

Sendo uma das ferramentas mais importantes na bancada, você poderá ter um ou dois ferros de soldar:

  • Um com pequena potência (de 20 a 30 W) para usar com componentes delicados.
  • Outro com potência de 40 a 60 W, para usar com componentes maiores.

2) Alicate de corte

alicate de corte é uma ferramenta eletrônica

Esse alicate é muito importante para cortar os excessos dos terminais de componentes que ficam depois da soldagem, e para cortar fios.

3) Alicate de ponta

alicate de ponta é uma ferramenta para eletrônica

Esse tipo de alicate, de ponta, tem muitos usos, como:

  • Puxar fios
  • Retirar componentes
  • Segurar componentes em posição de soldagem
  • Evitar que o calor da soldagem atinja um componente mais sensível.
  • Ajudar a segura uma peça onde os dedos não alcançam.

4) Chaves de fenda

chaves de fenda são ferramentas para eletrônica

É legal ter um conjunto com pelo menos 3 tamanhos diferentes de chaves de fenda, com cabos plásticos para garantir o isolamento, e assim a sua proteção (sim, você).

Observação: você pode usar chaves de fenda para fazer ajustes de potenciômetros com eixos de fenda. Mas não é para usar estas chaves em ajustes de bobinas com núcleos de ferrite, pois existem ferramentas adequadas para isso – e o metal da chave altera o ajuste.

Elas devem ser usadas para colocar e retirar parafusos de fendas, não para outros tipos de parafusos, nem como talhadeira (imagem abaixo).

talhadeira é uma das ferramentas da eletrônica

Significado de Talhar:

v.t.Fazer talho ou corte em; cortar, golpear: talhou a mão com a faca. Cortar o pano para fazer roupa: talhar uma camisa. Entalhar, esculpir: talhar o mármore.

5) Chaves Philips

chaves philips são ferramentas para eletrônica

Talvez a mais conhecida, é usada nos parafusos com fendas em cruz, que existem em vários tamanhos.

Curiosidade: o nome Philips deve-se ao empresario e engenheiro americano Henry F. Phillips (1890 — 1958).

6) Chaves de relojoeiro

chaves de relojoeiro são ferramentas para eletrônica

Este é um bom conjunto de chaves para trabalhar com partes mecânicas delicadas.  São chaves Philips, de fendas e do tipo hexagonal.

7) Canivete ou estilete

estiletes são ferramentas para eletrônica

Aqui também pode ser um canivete, como função de corte. São úteis para, por exemplo, raspar fios, limpar contatos ou terminais e assim remover pontos de oxidação; remover respingos de resina (ou cola) de aparelhos.

8) Sugador de solda

sugador de solda é uma das ferramentas para eletrônica

Depois de derreter a solda você vai sugá-la com esta ferramenta, retirando a solda da placa de circuito impresso. Como isso o terminal do componente será liberado para retirada.

9) Pinça

pinça antiestática é uma das ferramentas para eletrônica

São úteis para segurar componentes pequenos ou retirá-los de locais de difícil acesso.

Pinças antiestáticas (não acumulam cargas que poderiam danificar circuitos) e antimagnéticas. Modelos reto e curvado.

Pinça ajustável:

pinça ajustável é uma das ferramentas para eletrônica

A pinça da imagem acima é bem interessante por já ter uma lupa acoplada.

Ferramentas para eletrônica não tão comuns

10) Lima plana

lima plana é uma das ferramentas para eletrônicaUsada para limpar contatos e remodelar a ponta do ferro de soldar quando ela ficar deformado com o uso. A deformação acontece pela corrosão com o tempo.

11) Martelo comum

martelo pequeno é uma das ferramentas para eletrônicaImportante em alguns trabalhos mecânicos, como:

  • Desmontagem de algo mais pesado ou que exija mais força (abertura de motores);
  • Montagens que envolvem partes mecânicas.

Poxa, você gosta dos meus conteúdos e me acompanha nas redes sociais mas ainda não faz parte do meu grupo de e-mails? Você pode corrigir isso agora mesmo e passar a receber conteúdos e dicas que eu só mando para a lista. Cadastre-se no espaço abaixo, experimente e saia quando quiser:

Entre agora e você será priorizado!

12) Martelo de borracha

martelo de borracha é uma das ferramentas para eletrônica

Quando precisarmos dar batidas leves, não podemos usar um martelo comum, por razões óbvias. É nesse momento que entra a importância de um martelo de borracha.

13) Serra para metal

serra para metal é uma das ferramentas para eletrônica

A serra de arco para metal é muito útil para cortar eixos de potenciômetros, cortar peças de metal quando estivermos recuperando algum componente ou peça maior, dentre outras utilidades.

14) Pequena morsa

morsa de bancada é uma das ferramentas de eletrônicaAo querer fixar uma peça de metal para limar, cortar ou dobrar, precisamos de uma ajuda mecânica. A solução para esse tipo de trabalho é a morsa ou torno de mesa.

Quando prendemos a morsa na bancada, podemos usá-la, por exemplo, para:

  • Fixar uma peça eletrônica para um corte ou soldagem;
  • Segurar de maneira bem firme uma peça para que uma cola seque.

Ferramentas para eletrônica opcionais

As ferramentas descritas até aqui são básicas, mas permitem realizar a maioria dos trabalhos eletrônicos. Com o tempo, você poderá adquirir mais, como essas:

15) Alicate descascador de fios

alicate descascado de fios é uma das ferramentas para eletrônicaMesmo que você possa desencapar fios usando estilete ou alguma outra forma, pode ser útil ter este alicate se você fizer isso muitas vezes. Um alicate assim poderá dar alguns minutos de economia de tempo.

Alicates deste tipo costumam apresentar também um pequeno “alicate de corte” (mais abaixo) para cortar os fios aproveitando a mesma ferramenta. Legal né?!

16) Lupa

lupa com suporte é uma das ferramentas para eletrônica Existem marcações de componentes – códigos impressos no invólucro -, que são muito pequenas ou mesmo um pouco apagadas. Assim, pode ser difícil enxergar, mesmo se tivermos uma boa visão.

Por isso é bom ter uma lupa, que também ajuda a examinar placas de circuito impresso na busca por trilhas interrompidas, componentes soltos e outros.

17) Furadeira

furadeira pode ser uma das ferramentas para eletrônica A furadeira elétrica, com um conjunto de brocas apropriadas, é apropriada em trabalhos de montagem. É para furar caixas de metal, plástico ou fazer trabalhos externos.

18) Soprador térmico

soprador térmico é uma das ferramentas para eletrônica

O soprador térmico também é uma das ferramentas para eletrônica, apesar de ser usado em outras áreas, como artesanato e pintura.

Ele e usado para derreter a solda nas placas, para retirar os componentes eletrônicos. Então você pode usar uma pinça para pegar o componente.

Prática comentada e imaginada

Bancada com ferramentas para eletrônica

Mesa sendo usada como bancada eletrônica, com bases apropriadas para manusear componentes delicados. Uma base antiestética também é importante.

O ferro de soldar possui controle de temperatura. Vários alicates sendo utilizados demonstra o quão útil e básico eles são na bancada.

Tem várias tomadas conectadas na extensão (ou filtro de linha), o que não é bom, já que pode concentrar muita corrente elétrica neste ponto, aumentando o aquecimento. E o que mais vemos na imagem? Visão geral:

  • Rolo de solda, mas que seja sem chumbo! Um fluxo de solda seria bem. Procure sempre por itens Pb-Free (livre de chumbo).
  • Vários tipos de fita adesiva, o que é legal, porque às vezes só precisamos de uma cola leve, para colar e em seguida retirar o objeto imediatamente, o que não seria possível com uma fita uma cola mais forte;
  • A revista no centro pode ser útil, mesmo que indiretamente, porque quando bate o cansaço ou o tédio do trabalho, vale uma boa leitura.
  • Pilhas: ter estas pequenas fontes de energia é sempre prático, afinal as pilhas permitem fazer pequenos testes bem rápidos.

Conclusão: algumas ou todas essas ferramentas para eletrônica são obrigatórias na bancada.

bancada guarda as ferramentas para eletrônica
Bancada para eletrônica.

Vários projetos eletrônicos estão relacionados a partes mecânicas, então é bom ter ferramentas para eletrônica e para mecânica.

Mesmo que algumas não sejam obrigatórias, você em algum momento poderá encontrar uma utilidade. E talvez você esteja montando ou desmontando algo e pense: “Ih, aqui seria melhor usar uma daquelas ferramentas para eletrônica que eu vi naquele artigo do blog Eletrônica Aqui”.

Sempre vou buscar as melhores informações e criar materiais de qualidade, então acompanhe meus próximos artigos. E deixe seu e-mail para que eu possa enviar dicas tops e manter contato com você.